top of page
fmartinstopografia

O acesso às normas da ABNT agora é ilimitado para profissionais do Confea/Crea


Em acordo firmado no dia 28 de fevereiro, profissionais registrados e com anuidade em dia com o CREA e Mútua, que antes tinham o acesso limitado em 1 hora para visualizar uma norma, agora podem visualizar qualquer norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN) por tempo ilimitado, sem poder fazer o seu download ou imprimi-las.

O presidente do Confea, Vinicius Marchese, comemora o acordo: “Essa é uma parceria que, se iniciada no Confea e na ABNT, chega direto na ponta, beneficia por completo o profissional. O engenheiro que está no campo anda com a norma ABNT embaixo do braço e, nessas horas, ele se lembra que o Confea está aqui para ser parceiro dele.”


No ano passado, o site da ABNT registrou 242.193 horas de acesso gratuito das normas, o que representou um aumento de 544% frente a 2022. O vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos comentou sobre o surpreendente número de acessos ao site da ABNT, que acabou derrubando o servidor do sistema.: “Que este seja um sinal auspicioso de uma mudança radical, maior que a provocada pela entrada em vigor da ABNT – 15575 – a Norma Técnica de Desempenho em 2012, decisiva para a  mudança  do patamar do estado da  arte da construção civil imobiliária”, frisou.

Para o vice-presidente, o acesso limitado as normas técnicas é um gargalo na indústria da construção brasileira:  “Mal do Brasil, o baixo aculturamento da população pela leitura se reflete na literatura técnica. Além disso, outras barreiras parecem dificultar o acesso ao que se tem de mais importante para a execução de uma obra com qualidade e desempenho absolutos, o cumprimento das Normas Técnicas”, declarou.

“Aos construtores, importante lembrar que não há defesa mais visceral contra a judicialização de processos surgidos na entrega das obras do que a construção de acordo com os parâmetros dispostos nas Normas Técnicas”, concluiu, reforçando que “a CBIC congratula os presidentes do Confea, Vinicius Marchese, da Mútua, Francisco Almeida, e da ABNT, Mário Willian Esper, pelo acordo.”


Para visualizar as normas gratuitamente Clique aqui.

11 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Usucapião. Preciso georreferenciar?

Georreferenciar um imóvel significa definir a sua forma, dimensão e localização no globo terrestre em coordenadas referenciadas ao...

1 commentaire


Dr. Marcos Roberto
Dr. Marcos Roberto
15 avr.

Esse é um dos exemplos de por que temos que manter nossa classe de engenheiros unida. Os médicos fazem isso muito bem. Um abraço obrigado pelo artigo.

J'aime
bottom of page