Como a tecnologia BIM pode beneficiar a Engenharia de Infraestruturas
- fmartinstopografia
- 21 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

Qualquer cidade é formada na base de infraestruturas interligadas pensadas na interação do homem com a cidade. As grandes malhas de ruas, avenidas e passeios, pontes, redes de transmissão de energia, comunicações, água tratada ou pluvial, galerias de esgoto são fundamentais para o bom funcionamento da vizinhança, edifícios e instalações
A plataforma BIM veio para deixar as disciplinas de infraestrutura mais completas e seus projetos mais próximos da realidade e necessidade da urbanização.
No estágio de evolução em que nos encontramos hoje, almejamos adequar toda cultura de projeto e construção às tecnologias de comunicação que não param de evoluir. Com a chegada de computadores mais potentes e de comunicações em internet mais velozes está sendo possível aumentar de forma muito grande a quantidade de informações contidas e transmitidas em um arquivo de projeto.
Como recompensa a esse período de adaptação do BIM nas disciplinas de infraestruturas tem-se certeza da melhor colaboração, coordenação, simulações e detecção de conflitos. Neste artigo, descobriremos mais sobre a evolução dos projetos de infraestrutura e os benefícios do BIM para projetistas.
Os engenheiros de infraestrutura são responsáveis pela concepção e elaboração de projetos de obras públicas. Muitas vezes em projetos de grande porte, como estradas, obras de arte, barragens, aeroportos, estações de tratamento de água e sistemas de esgoto. Entre as atribuições de um Engenheiro de Infraestrutura estão melhorar ou conceber infraestruturas, desenvolver orçamentos, cronogramas, estudos de viabilidade, analisar problemas operacionais, avaliar a eficiência e segurança de um sistema existente e acompanhar a construção para garantir o cumprimento dos prazos e do orçamento.
A nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21) determina que os projetos de infraestrutura licitados sejam elaboras preferencialmente em plataforma BIM.
Listamos a seguir algumas das aplicações do BIM para projetos de infraestrutura.
1. Mais informações

Modelando e não desenhando
Na conjuntura atual existe uma notável migração dos desenhos em bidimensionais para uso de objetos tridimensionais, só o fato de um desenhor ser apresentado em 3D não implica necessariamente em BIM. De toda forma em casos em que haja muitos elementos gráficos e terrenos complexos com muitos elementos é de extrema utilidade em um clique poder visualizar todo seu modelo no espaço de três dimensões com objetos renderizados e realistas ao invés de linhas e planos com textos. Isso não significa que a confecção do desenho precisa ser feito em perspectiva sempre, na verdade a forma mais eficiente de se projetar em BIM e utilizando elementos 3D num plano rebatido e visualizando quando necessário o cenário em perspectiva.
Informações de objetos e do local: No BIM todo objeto pode ter uma história, um material e uma data de inicio e fim. Os locais geográficos também podem conversas e trocar informações com softwares do tipo GIS.
Visualização 4D: Usando um modelo de inteligente, os projetistas podem produzir objetos com data de inicio e conclusão e visualizar graficamente cada etapa cronológica da obra.
2. Colaboração

Existem softwares BIM com a possibilidade de edição mutua em um arquivo, isso poderia diminuir a possibilidade de erros em versões e em compatibilizações de disciplinas. Numa época em que cada vez mais empresas e funcionários optam pelo modelo home office esta é uma ferramenta que expande essa facilidade.
A edição simultânea ajuda a agilizar o processo e reduzir o tempo e o custo necessários de possíveis retificações.
3. Compatibilização de disciplinas

Ao se produzir um projeto em uma plataforma inteligente, onde os objetos tem uma história, uma geolocalização e uma forma definida, podemos aproveitar da interessante possibilidade de se averiguar os possíveis conflitos fisícos entre disciplinas, evitando assim o tempo e o dinheiro gasto com as futuras adequações.
4. Conclusão
Desde aprimorar fluxos de trabalho a melhorar os resultados dos projetos de infraestrutura, há vários benefícios em se utilizar do BIM.
O BIM está sendo gradualmente utilizado em projetos de infraestrutura e, portanto, é muito procurado no mercado assistencias e consultorias nessa área. Assim, se você achar útil para sua carreira ou para sua empresa, a Fmartins possui expertise e ministra cursos e consultorias para projetistas e construtores em infraestrutura.
O problema é que o Brasil fica sempre atrasado em tudo. Meu primo trabalha em uma mineradora na Australia e disse que os projetos já são todos feitos usando BIM. O governo não deveria deixar a cargo só das empresas esse custo de transição também. Mas fé que um dia da certo. Show de bola!!
Legal