top of page

BIM na Infraestrutura

A Lei de Licitações e Contratos (14.133/21) deu um grande passo no caminho do futuro da infraestrutura brasileira, nela a preferencia será de projetos desenvolvidos utilizando tecnologia BIM. Isso quer dizer que as obras de infraestrutura, estradas, portos, pontes, escolas e hospitais vão ser cada vez mais planejadas de um jeito mais moderno e eficaz.

Segundo a Lei:

“Art. 19 Os órgãos da Administração com competências regulamentares relativas às atividades de administração de materiais, de obras e serviços e de licitações e contratos deverão:

§ 3º Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling- BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.”
    A Fmartins tem expertise em consultorias e implantações BIM em disciplinas de infraestrutura, coordenação e modelagem de projetos.

ReCap®

O ReCap serve na infraestrutura, principalmente, para tratar nuvem de pontos. A nuvem de pontos é um conjunto de pontos no espaço tridimensional, levantados in-loco, por drones ou equipamentos estacionários que vão representar um projeto As Built ou um terreno em que haverá alguma interferência a ser projetada.
O ReCap transporta seus arquivos para quase todos softwares de projeto e modelagem da Autodesk.

Infraworks®

O Infraworks é ideal para projetos conceituais e de viabilidade, pois cria rapidamente com auxilio da nuvem de pontos, ou com auxílio de sua base de dados as edificações, infraestruturas e terrenos existentes numa futura interferência.
É possível utilizar o software também para a construção de um modelo As Built para exportação de elementos para futura modelagem no Civil 3D.

 

Civil 3D®

    O Civil 3D é lembrado como um dos softwares mais utilizados em projetos de interferencia urbana, drenagem, estradas, entre outras utilidades. 
    O que é pouco conhecido é que o software tem tecnologia BIM bem robusta e paramétrica, podendo ser utilizado inclusie para modelagens em 3D de projetos conceituais e apresentações em vídeo como o Vehicle Tracking.

3ds max®

    O 3ds max é um software BIM utilizado por engenheiros e arquitetos para criar renderizações e vídeos de apresentação. Ainda é pouco difundido na cultura de trabalho na infraestrutura, mas nele é possível a comunicação com projetos do Civil 3D para criação de modelos virtuais mais apresentáveis e de aparência a predição bastante realísticas.

Fmartins topografia e projetos em infraestrutura. Compromisso com seu desafio, garantia do seu resultadoContamos com profissionais capacitados e treinados para atuar em área urbana e rural. Nosso diferencial é o atendimento personalizado, focado nos resultados e no cliente.
Atuamos em todo estado de Goiás, com destaque para a região metropolitana de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Goianira, Nerópolis, Rio Verde, Itumbiara, Goianápolis, Bonfinópolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Guapó, Inhumas, Bela Vista de Goiás, Abadia de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Anápolis, Palmeiras de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Piracanjuba, Indiara, Quirinópolis, Vianópolis, Professor Jamil, Abadiânia, Alexânia, Caldas Novas, Pirenópolis, Jaraguá.

Serviços com uso de drones, levantamentos planialtimétricos, Levantamento para Verificação de Divisas, Regularização de lotes, Levantamento para Usucapião, Desmembramento e remembramento, Georreferenciamento de áreas rurais e urbanas, Implantação de Marcos, Aprovação de loteamento e chacreamento, Projetos de infraestrutura (água,pluvial, esgoto, asfalto e terraplenagem), Averbação em Cartórios de Registros, Projetos de Estradas, Consultoria Civil 3D, infraworks e 3dsmax, Geoprocessamento de imagens, Cadastro ambiental rural - CAR, Acompanhamento de Obras Civis.

©2022 por Fmartinstopografia. 

bottom of page